A bastante incômoda. E se você está achando

A xerostomia se caracteriza peladiminuição ou interrupção da produção de saliva. E apesar de atingir com maisfrequência as mulheres idosas, pode ocorrer com qualquer pessoa e em qualqueridade. Existem diversos fatores que podem ser causadores deste mal. Se vocêacorda todos os dias com a boca seca, por exemplo, pode ser sinal dedesidratação e por isso é recomendado que você passe a beber mais água,entretanto, em alguns casos o sintoma continua persistindo, e se isso estiverocorrendo com você é necessário consultar um médico. O tratamento para casos de boca seca nãopossui muito mistério nem complicação, só irá variar um pouco dependendo dofator causador do problema. Se a boca seca for causada pelo uso demedicamentos, por exemplo, o médico poderá trocá-lo ou promover alterações nadosagem; se as suas glândulas responsáveis pela produção de saliva não estiveremfuncionando bem, seu médico ou dentista poderá receitar o uso de algum medicamentode uso livre ou que estimule a produção de saliva; ou ainda ele poderá sugerirque você use saliva artificial para manter a boca úmida.

Desse modo, é importantíssimoconsultar algum profissional da área, para que ele saiba o que precisa serfeito para solucionar essa condição que em alguns casos pode ser bastanteincômoda. E se você está achando que está com a boca seca, a seguir iremos lhemostrar as principais causas que podem promover essa condição, mas lembre-se: Nãodeixe de consultar um médico para tomar as devidas providências. 1.     DESIDRATAÇÃO:  Quandouma pessoa deixa de consumir bastante líquido pode acabar sofrendo dedesidratação. Entretanto, este problema não surge apenas com a escassez de águano corpo, existem outras condições que também podem promover o seudesenvolvimento, tais como a febre, a diarréia, vômitos excessivos, sudoreseexcessiva, perda de sangue ou queimaduras, que consequentemente também podemlevar à boca seca.

We Will Write a Custom Essay Specifically
For You For Only $13.90/page!


order now

Independentemente do motivo te levou a se desidratar ousofrer com a sensação de boca seca, não deixe de começar a beber muito maislíquidos diariamente. É extremamente importante beber bastante água não só paraevitar a ocorrência das condições citadas anteriormente, mas para prevenir oaparecimento de diversos outros problemas que podem prejudicar a sua saúde.2.

     PROBLEMAS EMOCIONAIS OU DESORDENS PSICOLÓGICAS Acredite:As alterações emocionais é um problema que vem se tornando cada vez mais comumentre pessoas de diversas idades, classe sociais e inclusive distintasreligiões. Em decorrência da agitação do dia-a-dia, onde a maldade, acompetitividade e a velocidade das informações colaboram para que surjaminúmeros problemas causadores de desordens emocionais, os mesmos acabamcomprometendo a produção salivar. E dentre estas alterações, encontramos desdeestresse altíssimo, até depressão, cansaço físico e mental, desordens afetivase a desnutrição que pode ser causada tanto pela Bulimia como pela Anemia.  3.     O ENVELHECIMENTO Como jáfoi citado anteriormente, a boca seca atinge com mais frequência a parcela deidosos e isso ocorre visto que é nessa fase da vida que ocorre uma diminuiçãosignificativa da produção de saliva. E na maioria das vezes, o problema sejustifica pelo efeito de remédios, que nesse momento da vida, geralmente sãoutilizados com maior constância. E o efeito colateral das doenças e dosremédios, que são os maiores causadores da xerostomia, principalmente durante avelhice, são os fatores responsáveis pelo surgimento da sensação de boca secaem mulheres e homens idosos.

 4.     EFEITO COLATERAL DE VARIADAS DOENÇAS Existemdiversas doenças que apresentam como efeito colateral a boca seca e dentre asmais comuns destacamos: Diabetes Miellitus, Hipertensão arterial, as doençasautoimunes, Síndrome de Down, Alcoolismo, Sarcoidose, Tuberculose, AIDS,Hepatite C, Fibrose cística, Paralisia de Bell, Amiloidose, Doença deParkinson, AVC e Caxumba. 5.     ESTILO DE VIDAA forma devida que uma pessoa leva, pode interferir diretamente na questão da boca seca.

E esse aspecto serve de aviso, principalmente para fumantes, que possuem maischance de apresentar uma diminuição da produção de saliva na boca. Em vistadisso, o ideal é cessar com tais hábitos ruins, não só para evitar axerostomia, como também diversos outros males a sua saúde que afetamdiretamente a sua qualidade de vida. 6.     RESPIRAÇÃO BUCAL E RONCO Respirar pela boca ou roncar, podem propiciar o surgimento dasensação de boca seca em um indivíduo.

Além disso, podem agravar essa sensação,sem necessariamente diminuir a produção salivar de uma pessoa. E se esse for oseu caso, não se assuste, pois, o seu médico com certeza irá lhe indicar omelhor tratamento para o seu caso. 7.     BAIXA INGESTÃO DE LÍQUIDOSComo vimosno item sobre desidratação, ingerir pouco líquido pode causar problemas no funcionamentodas glândulas salivares, fazendo com que a produção normal da mesma diminua e emvista disso, também é responsável pelo surgimento da xerostomia. Além disso, éfundamental que se saiba o quão importante é a ingestão equilibrada de líquidosdiariamente, portanto lembre-se: beba bastante água, que a sua saúde agradece!  8.

     EFEITOCOLATERAL DE CERTAS MEDICAÇÕES Se vocêestá tomando algum medicamento, talvez o seu problema com boca seca se encaixenessa situação. Acontece que alguns tratamentos médicos como a Radioterapia decabeça e pescoço e a Quimioterapia, podem causar danos às glândulas salivares,que podem levar à redução da produção salivar. Nesse caso, ao prejudicar aprodução de saliva, esses medicamentos acabam apresentando um efeito adverso emcomum: a sensação de boca seca. 9.     LESÃONOS NERVOS Para quemnunca imaginou, sim, qualquer lesão ocasionada no nervo da região da cabeça oupescoço, decorrente de uma cirurgia ou de algum ferimento, é capaz de produziros sintomas de boca seca e isso ocorre porque a lesão altera a produção eficazdas glândulas salivares do indivíduo.  10. AUSÊNCIADE DENTES Oque pode ocorrer nesse caso, é que quando uma pessoa por algum motivo apresentauma certa ausência de dentes, seja ela total ou parcial, consequentemente começa a enfrentar dificuldadespara mastigar os alimentos.

Uma vez que o indivíduo não mastiga corretamente osalimentos, isso pode influir em uma diminuição da produção de saliva, promovendo,portanto, o surgimento do problema.